A integração da Vitesco Technologies Group AG na Schaeffler AG foi concluída com sucesso
01-10-2024 | Sant Just Desvern
- Foi concluída a integração da Vitesco Technologies Group AG na Schaeffler AG e a conversão das ações preferenciais sem direito a voto em ações ordinárias com pleno direito a voto
- Troca de ações da Vitesco por novas ações ordinárias da Schaeffler com pleno direito a voto numa proporção de 1:11,4
- Conversão das ações preferenciais sem direito a voto da Schaeffler em ações ordinárias com pleno direito a voto numa base de 1:1
- A cotação e a negociação das novas ações da Schaeffler com pleno direito a voto tem início a 2 de outubro de 2024
- A fusão marca o início do processo de execução da integração que tem vindo a ser preparada desde o início do ano
A Schaeffler AG ("Schaeffler") concluiu com sucesso a fusão com a Vitesco Technologies Group AG ("Vitesco") anunciada há quase um ano. A integração da Vitesco na Schaeffler entrou em vigor em 1 de outubro de 2024 após a inscrição definitiva da fusão no registo comercial da Schaeffler. Ao mesmo tempo, foi concluída a conversão das ações preferenciais sem direito a voto da Schaeffler em ações ordinárias com pleno direito a voto. Assim, a Schaeffler concluiu com sucesso a transação com a Vitesco, como anunciado, no quarto trimestre de 2024.
Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG, disse: "Com a conclusão da fusão com a Vitesco, a Schaeffler entra num novo capítulo da sua história corporativa. Apesar do ambiente difícil, a complexa transação foi concluída com sucesso em menos de um ano, como previsto. Isto demonstra que as duas empresas se complementam não apenas em questões tecnológicas, como também culturais. Congratulamo-nos com a continuação da nossa colaboração. Juntos vamos criar uma Motion Technology Company líder."
Georg F. W. Schaeffler, acionista familiar e presidente do Conselho de Supervisão da Schaeffler AG, disse: "A Schaeffler e a Vitesco são mais fortes em conjunto. A fusão assenta as bases para que a Schaeffler AG continue a sua trajetória de crescimento rentável no futuro. Como no passado, a família Schaeffler continuará a apoiar estreitamente o Grupo Schaeffler como acionista de referência a longo prazo. É um enorme prazer para mim, e falo também em nome da minha mãe Maria-Elisabeth Schaeffler-Thumann, dar as boas-vindas aos colaboradores altamente competentes da Vitesco ao Grupo Schaeffler.
Fusão e conversão de ações concluídas com sucesso
Em conformidade com a relação de troca especificada no acordo de fusão, os atuais acionistas da Vitesco receberão, por cada ação da Vitesco, 11,4 novas ações ordinárias com pleno direito a voto da Schaeffler. Como parte da conversão das classes de ações da Schaeffler, as ações preferenciais sem direito a voto anteriormente cotadas na bolsa serão também convertidas em ações ordinárias com pleno direito a voto, numa proporção de 1:1. A partir de agora, todos os acionistas da Schaeffler serão titulares de ações ordinárias com pleno direito a voto. A cotação e negociação da nova ação da Schaeffler com pleno direito a voto iniciou em 2 de outubro de 2024 na bolsa de valores de Frankfurt (Alemanha).
Estratégia de futuro e posicionamento no mercado
Numa base proforma para 2023, a empresa combinada terá um volume de negócios consolidado de cerca de 25 mil milhões de euros, empregará cerca de 120.000 pessoas em mais de 250 locais e terá mais de 100 instalações de produção em todo o mundo.
Na nova configuração, o Grupo Schaeffler dividirá as suas atividades empresariais em quatro divisões altamente especializadas e com posições de liderança nos respetivos mercados: E-Mobility, Powertrain & Chassis, Vehicle Lifetime Solutions e Bearings & Industrial Solutions. Além disso, o Grupo Schaeffler divide a sua atividade em quatro regiões, Europa, Américas, Greater China e Ásia/Pacífico, que continuarão a ser geridas como até aqui.
Como empresa combinada, a Schaeffler conta com um balanço sólido, economias de escala importantes e um vasto portefólio de produtos com oito famílias de produtos que oferecem soluções integradas para uma ampla gama de necessidades diversas dos clientes.
A Schaeffler espera, tal como inicialmente anunciado, que a fusão com a Vitesco gere sinergias em matéria de volume de negócios e de custos, com um impacto EBIT previsto de 600 milhões de euros anuais. Estas sinergias serão implementadas progressivamente. Espera-se que em 2029 seja atingido, pela primeira vez, o pleno potencial de sinergias.
Início de uma integração bem preparada
Após a conclusão da fusão, a integração da Vitesco e da Schaeffler começará o dia 1 ("Day One"). Os grupos de trabalho de ambas as empresas prepararam-no minuciosamente durante os últimos meses.
Além de alcançar sinergias em matéria de volume de negócios e de custos, o processo de integração consiste igualmente na combinação de processos e de aplicações informáticas, no estabelecimento de um novo modelo de vendas e de serviço ao cliente destinado às grandes contas para as quais várias divisões desenvolvem e fornecem produtos e serviços, bem como em todas as atividades destinadas a integrar, racionalizar e consolidar as estruturas jurídicas existentes nos países onde a Schaeffler e a Vitesco operavam anteriormente através de entidades jurídicas separadas. Além da Europa, isto inclui países como a China, o México, a Coreia e a Índia.
A partir de agora, o Grupo Schaeffler passará a operar sob a marca corporativa conjunta “Schaeffler”. Com base nas cores corporativas branco e verde e no slogan contrastante “We pioneer motion”, as marcas de produto que existem atualmente junto com a marca Schaeffler serão transferidas gradualmente para a marca corporativa.
Após a fusão, o Grupo Schaeffler continuará com a sua sede legal em Herzogenaurach, onde se situará ainda a sede central do Grupo.
Após a publicação dos resultados dos nove meses a 5 de novembro de 2024, a Schaeffler comunicará pela primeira vez com os mercados de capitais como empresa combinada. Os resultados financeiros anuais do exercício de 2024 e as previsões para o exercício de 2025 serão apresentados na conferência de imprensa anual que se realizará a 5 de março de 2025. Além disso, está previsto celebrar um Capital Markets Day no segundo semestre de 2025, durante o qual a Schaeffler apresentará ao mercado de capitais e ao público em geral a estratégia desenvolvida com a empresa combinada.
Podem encontrar fotos para a imprensa do Comité de Direção aqui:
www.schaeffler.com/en/executive-board
Afirmações e previsões que fazem referência ao futuro
Determinadas declarações deste comunicado de imprensa são afirmações orientadas para o futuro. Segundo a sua natureza, as afirmações focadas no futuro implicam geralmente uma série de riscos, incertezas e pressupostos que podem fazer com que os resultados ou as evoluções reais variem consideravelmente das previsões expressas. Estes riscos, incertezas e pressupostos podem afetar negativamente o resultado e as consequências financeiras dos planos e desenvolvimentos aqui descritos. Não existe qualquer obrigação de atualizar ou rever as declarações prospetivas, seja como resultado de nova informação, acontecimentos futuros ou outros, através de um anúncio público. Os destinatários do presente comunicado não deverão confiar excessivamente nas afirmações prospetivas que refletem exclusivamente a situação na data do comunicado. As afirmações incluídas no presente comunicado sobre as tendências ou os desenvolvimentos do passado não devem ser consideradas previsões de que essas tendências ou sucessos serão mantidos no futuro. A advertência acima expressada também deve ser considerada relativamente a qualquer declaração escrita ou verbal efetuada pela Schaeffler, ou por pessoas que atuem no seu nome.
Editor: Schaeffler Iberia, S.L.U.
País: Portugal
Comunicados de imprensa
Pacote (Comunicado de imprensa + meios)