Sustentabilidade
A sustentabilidade em todas as suas dimensões é um elemento central da nossa estratégia corporativa A partir de 2040, o Grupo Schaeffler irá operar como empresa neutra do ponto de vista climático. Este objetivo abrange toda a cadeia de fornecimento e é apoiado por objetivos ambiciosos de sustentabilidade a médio prazo. Queremos enfrentar estes desafios juntamente com os nossos parceiros comerciais. O nosso objetivo consiste em contribuir para a transparência da rede de fornecedores a fim de identificar e minimizar riscos num estádio inicial. Deste modo também cumprimos conjuntamente os requisitos e as expetativas dos nossos clientes e das demais partes interessadas.
- Colaboramos para desenvolver a sustentabilidade na cadeia de fornecimento
- Código de Conduta para fornecedores
- Política de compras sustentável
- Autoavaliação da sustentabilidade
- Política sobre minerais provenientes de áreas de conflito
- Política de Luta contra o Tráfico de Pessoas
- Declaração de princípios sobre o respeito dos direitos humanos
- Formação dos fornecedores e guia de atuação do Ministério Federal do Trabalho e Assuntos Sociais da Alemanha (BMAS)
- Proteção do ambiente e segurança no trabalho
- Substâncias proibidas e declaráveis
- Proteção do clima e eficiência energética
Colaboramos para desenvolver a sustentabilidade na cadeia de fornecimento
O Código de Conduta dos fornecedores da Schaeffler é a base para uma cooperação responsável com os nossos fornecedores.
Realizamos uma avaliação dos riscos relacionados com a sustentabilidade dos nossos fornecedores.
Reduzimos os riscos identificados através de avaliações, auditorias e padrões globais.
As autoavaliações proporcionadas pelos nossos fornecedores oferecem-nos uma visão mais detalhada do seu desempenho em termos de sustentabilidade.
Nas decisões relativas ao abastecimento, levamos em consideração as ações sustentáveis dos nossos fornecedores.
Código de Conduta para fornecedores
A fim de cumprir a nossa responsabilidade e as expetativas dos nossos clientes e partes interessadas, definimos os requisitos correspondentes para os fornecedores no nosso Código de Conduta para fornecedores. Para garantir um cumprimento coerente, estes requisitos devem ser transmitidos a toda a rede de fornecedores. Portanto, a aceitação pelo fornecedor do Código de Conduta para fornecedores do Grupo Schaeffler constitui uma base obrigatória para todas as relações comerciais existentes e futuras.
Código de Conduta do Fornecedor corporativo do Grupo Schaeffler
Política de compras sustentável
Sustentabilidade, de acordo com a definição da Comissão Mundial para o Ambiente e o Desenvolvimento da ONU, significa "satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades". Os nossos clientes também tomam as suas decisões sobre fornecimentos com base especialmente em aspetos de proteção ambiental e responsabilidade social. Para ir mais além dos requisitos legais de sustentabilidade, além da avaliação das ONG e dos investidores, é cada vez mais importante uma estratégia de compra sustentável.
Em consonância com esta premissa, dotámo-nos de um quadro vinculativo com a nossa "Política de compras sustentável", com a qual atendemos às nossas necessidades de produtos, processos e serviços por forma a obter valor em termos de vida útil sem procurar apenas o nosso próprio benefício como organização, mas também o da sociedade e da economia, ao mesmo tempo que minimizamos os danos para o ambiente.
Autoavaliação da sustentabilidade
Para compreender e desenvolver o desempenho dos fornecedores identificados em matéria de sustentabilidade, utilizamos o Questionário de Autoavaliação (SAQ, Self-Assessment Questionnaire) padronizado sobre sustentabilidade da iniciativa "Drive Sustainability". Os fornecedores selecionados recebem um convite através da NQC Ltd. para preencher o questionário na plataforma SupplierAssurance. Se a sua empresa já está registada na NQC Ltd., esperamos ter notícias suas para que possamos conhecer o seu SAQ.
FAQ – Supplier Sustainability Self-Assessment Questionnaire (SAQ)
Política sobre minerais provenientes de áreas de conflito
A Schaeffler não se abastece diretamente de nenhum dos minerais envolvidos para a sua criação de valor, mas está ciente de que os minerais provenientes de áreas de conflito podem fazer parte da cadeia de fornecimento. Por isso, a Schaeffler exige, a si mesma e aos seus fornecedores, que todos os produtos da Schaeffler sejam isentos de minerais cujo comércio se realize direta ou indiretamente para financiar conflitos em Estados ou que provenham de atividades de extração mineira em áreas de conflito ou de alto risco.
Neste contexto, a Schaeffler exige um abastecimento responsável destes minerais na sua rede de fornecedores e refere-se à diretriz "OECD Due Diligence Guidance for Responsible Supply Chains of Minerals from Conflict Affected and High Risk Areas" (Orientação de Diligência Prévia da OCDE para Cadeias de Fornecimento Responsável de Minerais de Áreas Afetadas por Conflitos e de Alto Risco) em relação a este requisito.
A Schaeffler espera que os fornecedores identificados informem anualmente sobre a presença de minerais originários de áreas de conflito, utilizando para tal o formato internacionalmente aceite: o Modelo de Relatório RMI CMRT (nas suas siglas em inglês).
Pode descarregar a qualquer momento a versão mais recente do modelo de relatório a partir do site da Responsible Minerals Initiative - Conflict Minerals Reporting Template (modelo de relatório sobre minerais de áreas de conflito) (responsiblemineralsinitiative.org).
Política de Luta contra o Tráfico de Pessoas
Quase todos os países do mundo são afetados pelo tráfico de pessoas, seja como lugar de origem, de trânsito ou de destino das vítimas. Por isso, o Grupo Schaeffler presta especial atenção ao tráfico de pessoas.
A Política de Luta contra o Tráfico de Pessoas descreve os princípios e as medidas fundamentais para prevenir o trabalho forçado e o tráfico de pessoas. A política é aplicada em todas as áreas da nossa empresa. Solicitamos a todos os nossos parceiros comerciais e às suas cadeias de fornecimento que implementem medidas eficazes para prevenir o trabalho forçado e o tráfico de pessoas e monitorizem regularmente a sua eficiência.
Declaração de princípios sobre o respeito dos direitos humanos
Como empresa que opera à escala internacional, a Schaeffler está consciente da sua responsabilidade social e, por conseguinte, assume um compromisso inequívoco com o respeito pelos direitos humanos ao longo de toda a sua cadeia de valor. A nossa abordagem integral inclui não só as nossas próprias atividades de negócio, como também as de todos os participantes na cadeia de valor, como os fornecedores e parceiros comerciais. O objetivo consiste em identificar eventuais infrações e corrigi-las com a tomada de medidas oportunas, incluindo, se necessário, a cessação da relação comercial. Na Declaração de princípios sobre os direitos humanos, estabelece-se o compromisso voluntário da própria empresa, com uma descrição das principais questões de direitos humanos, assim como os processos e medidas pertinentes.
Formação dos fornecedores e guia de atuação do Ministério Federal do Trabalho e Assuntos Sociais da Alemanha (BMAS)
O desenvolvimento conjunto e contínuo só pode ser bem-sucedido se tivermos um entendimento comum em relação aos requisitos e aos seus antecedentes. Com este propósito, criámos uma plataforma para si, como fornecedor, juntamente com o nosso parceiro BSD/Elevate, que lhe oferece acesso a sessões de formação gratuitas. Esta formação permite esclarecer as dúvidas que possa ter sobre os nossos requisitos e explicar-lhe os antecedentes.
Dentro do âmbito da Lei Alemã sobre a obrigação de diligência devida na cadeia de fornecimento, é da sua responsabilidade conjunta aproveitar esta oferta gratuita depois de se registar como fornecedor da Schaeffler, a fim de compreender melhor os requisitos da Schaeffler (registo gratuito com o código de setor “SGSUP”).
Também consideramos outra opção de uso, uma recomendação vinculativa específica para participar na formação, por exemplo, se acordarmos melhorias potenciais consigo com base nas nossas análises de riscos para a sustentabilidade (Risk Exposure Sustainability) ou Self Assessment Questionnaire [Questionário de Autoavaliação]) (registo gratuito com o código de setor “SGCAP”).
As formações incluem uma verificação de sucesso da aprendizagem no final.
Toda a informação está sujeita aos acordos de confidencialidade acordados, bem como às regras do RGPD.
Registe-se para aceder com os dados necessários e o código de setor "SGSUP" ou "SGCAP" e depois siga as instruções: Registo na EiQ Learn
Após efetuar o registo, poderá iniciar a sessão diretamente introduzindo o seu nome e palavra-passe: Início de sessão na EiQ Learn
Manual de instruções do BMAS
O Diálogo da Indústria do Automóvel desenvolveu os guias de atuação para os cinco elementos fundamentais da diligência devida em matéria de direitos humanos (declaração de política, análise de riscos, medidas, relatórios e mecanismo de reclamações).
Trata-se de guias independentes que examinam a totalidade dos requisitos do Plano de Ação Nacional (NAP, nas suas siglas em alemão). Além disso, os requisitos da Lei Alemã sobre a obrigação de diligência devida na cadeia de fornecimento (LkSG) são tidos em conta e identificados separadamente. Os guias de atuação orientados para a implementação servem ao mesmo tempo de caixa de ferramentas e de critérios de referência no processo individual e continuado para aplicar a diligência devida em matéria de direitos humanos.
Pode descarregar os guias de atuação: Descarregar guias de atuação
Proteção do ambiente e segurança no trabalho
A proteção do ambiente e a segurança no trabalho são partes fundamentais da filosofia de gestão da Schaeffler.
A política EHS (environmental protection, occupational health, and safety - proteção ambiental, saúde e segurança no trabalho) da Schaeffler descreve os princípios e faz parte das diretrizes de gestão. Criando e mantendo um ambiente de trabalho seguro, saudável e propício ao desempenho, bem como protegendo ativamente o ambiente, ajudamos a garantir a continuidade e o sucesso da nossa empresa.
Os seguintes princípios aplicam-se a todas as áreas da nossa empresa. Temos o compromisso de assumir responsabilidades para com os nossos colaboradores, a sociedade e as gerações futuras.
Política Ambiental e da Segurança no Trabalho
Encorajamos os nossos parceiros comerciais e a sua cadeia de fornecimento a agir em conformidade.
Substâncias proibidas e declaráveis
En la tabla siguiente encontrarán las normas vinculantes relativas a las "sustancias prohibidas y declarables" para los proveedores de material de producción de Schaeffler. En consecuencia, todos los proveedores están obligados a declarar todas las sustancias y no podrán suministrar a Schaeffler sustancias prohibidas en sus productos.
Documentos aplicáveis
Selecione a categoria apropriada para o seu produto. Se a categoria não estiver clara, consulte o seu contacto Schaeffler, por exemplo, o departamento de compras local, o coordenador do grupo de substâncias ou a engenharia de aplicações.
Deve ser selecionada a categoria A para os produtos comprados que permaneçam em ou sobre os produtos de venda da Schaeffler.
Deve ser selecionada a categoria B para os produtos comprados que sejam usados nos processos de fabrico ou de manutenção, mas que não permaneçam nos produtos de venda da Schaeffler. Para os produtos comprados da categoria B que não sejam produtos químicos nem misturas, não é necessário preencher o ponto 7 da declaração de conformidade.
Deve ser selecionada a categoria C para produtos comprados que sejam usados como embalagens dos produtos de venda da Schaeffler e que sejam fornecidos aos clientes.
Documentos de formação e exemplos
Quick Guide to the Declaration of Conformity of S132030-1, Appendix A
Process instruction on prohibited and declarable substances S132030-1
Example: Conformity declaration Category A
Example: Conformity declaration Category B
Example: Conformity declaration Category C
Formação sobre S 132030-1
Informação geral sobre o cumprimento dos materiais (Material Compliance, MC)
Proteção do clima e eficiência energética
A política energética da Schaeffler descreve os princípios da utilização responsável dos recursos energéticos. Inclui também o sistema de gestão da energia estabelecido que garante a melhoria contínua do desempenho energético na empresa. Através das condições técnicas de entrega S151010-25, estabelecemos normas para a eficiência energética na aquisição de novas máquinas e instalações.
Com estas medidas, a Schaeffler apoia os objetivos de proteção do clima aplicáveis e assume assim a sua responsabilidade para com a sociedade e as gerações futuras. Os seguintes princípios aplicam-se a todas as áreas da nossa empresa em todo o mundo e, portanto, encorajamos os nossos parceiros comerciais e à sua cadeia de fornecimento a segui-los.
O nosso manual oferece aos fornecedores mais informação sobre como gerir e reduzir as emissões:
Cálculo das emissões
A proteção do clima está estreitamente relacionada com a emissão ou a produção de emissões de CO2. Uma parte significativa das emissões de CO2 dos nossos produtos já ocorre na rede de fornecimento e são denominadas emissões da cadeia prévia, Âmbito 3. Por conseguinte, esperamos que os nossos fornecedores nos proporcionem informações transparentes e compreensíveis neste contexto. O documento abaixo contém uma descrição geral do cálculo exigido e padronizado das emissões.
Product Carbon Footprint Calculation (overview)
Para além desta visão geral, a Diretriz PCF (nas suas siglas em inglês) permite, com informações adicionais e mais detalhadas, o cálculo da Pegada de Carbono de um Produto.