Procurar termo

Indústria alimentícia: conheça as soluções para esse abrangente segmento

A indústria alimentícia possui um campo de atuação muito vasto, que inclui a produção de alimentos e bebidas, as usinas de açúcar e álcool e até mesmo a fabricação de embalagens. Por englobar processos produtivos tão distintos, o setor demanda soluções específicas para atender seus diversos requisitos.

O segmento se destaca por apresentar um grande potencial. Porém, é preciso estar atento às particularidades dessa indústria, como a preocupação em relação à corrosão de componentes e as especificações das graxas de lubrificação.

Os produtos e as soluções ideais para atender a indústria alimentícia precisam fazer com que os processos envolvidos na fabricação sejam mais eficientes e econômicos. No catálogo da Schaeffler, essas aplicações são cobertas por uma ampla gama de rolamentos e guias lineares.

Componentes protegidos contra corrosão

Uma das características mais marcantes da indústria alimentícia é o alto requisito de higiene. Em indústrias de laticínios, bebidas e frigoríficos, há necessidade constante de higienização da linha para evitar contaminações. Daí a exigência de componentes desenvolvidos para operar nessas condições, como rolamentos produzidos em inox e, portanto, resistentes à corrosão.

É nesse quesito que se destaca a cobertura Corrotect, uma proteção especial anticorrosão da Schaeffler aplicada na linha de rolamentos abaulados da marca INA para proteger o aço carbono e aumentar em cinco vezes sua resistência à água. Com isso, o rolamento mantém a resistência do aço carbono e amplia sua proteção contra umidade.

Componentes protegidos contra corrosão

E a segurança alimentar, como fica?

Arcanol FOOD2, da Schaeffler

A lubrificação dos rolamentos de esferas e rolos das máquinas do segmento também segue rígidos critérios quando há exposição aos produtos, exigindo graxas especiais. Na linha Arcanol FOOD2, da Schaeffler, as graxas são específicas para contato alimentício e cumprem as exigências da FDA, a agência sanitária dos Estados Unidos, bem como os requisitos halal e kosher.

A importância da manutenção preditiva

Para uma indústria que busca constante inovação e trabalha com produtos perecíveis, a manutenção preditiva mostra-se essencial para prever o aparecimento de defeitos e evitar paradas inesperadas das máquinas.

Acompanhar constantemente as inovações da Indústria 4.0 permitiu que a Schaeffler pudesse oferecer produtos como as guias lineares sensorizadas e os rolamentos com sensores. Os investimentos estão focados também em soluções para o monitoramento de condição, com os sistemas SmartCheck e OPTIME, que monitorizam permanentemente os processos por meio de análise de vibração.

Partilhar página

A Schaeffler aplica os cookies para garantir o melhor uso possível. Ao usar este b site você estará concordando com a aplicação destes cookies. Mais informações

Aceitar