Informativo: Relatório de Transparência e Igualdade Salarial
01-04-2023 | Sorocaba
A seguir compartilhamos informações relevantes para o entendimento do Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens.
De acordo com a Lei 14.611/2023, Decreto 11.795/2023 e Portaria 3.714/2023, as empresas com mais de 100 empregados são obrigadas a publicar nos meses de março e setembro o relatório elaborado pelo Ministério do Trabalho.
Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens
Para entender o relatório, algumas informações precisam ser esclarecidas:
- Os grupos são formados pelo CBO (Código Brasileiro de Ocupação), o qual não é atualizado pelo Ministério do Trabalho desde 2002, portanto não refletem exatamente as posições existentes na empresa nos dias atuais.
- Quando em um cargo existir menos que 3 empregados, eles não aparecem no relatório, portanto pode haver distorções na composição.
- Os grupos foram criados a critério do Ministério do Trabalho através dos dados existentes no e-Social, não há como avaliar quais empregados e cargos estão considerados em cada grupo.
- Temos uma população com bastante senioridade e isto impacta nos salários.
- Remuneração é a soma de salário pago, horas-extras, adicionais, férias, 13º salários e todos os reflexos etc.
Vale destacar que a empresa possui política não discriminatória para cargos e salários para todas as posições e já adota programas que promovem a equidade entre homens e mulheres, inclusive tem como premissa o aumento de mulheres em cargos de liderança.
Saiba mais sobre Diversidade, Equidade & Inclusão na Schaeffler e sobre nossa meta global para ampliar o número de mulheres em posições de liderança na companhia.