Procurar termo

Schaeffler oferece tecnologia e soluções personalizadas ao setor de mineração

Atenta aos avanços técnicos que contribuem com o aperfeiçoamento do segmento de mineração e processamento mineral, a Schaeffler – detentora das marcas LuK, INA e FAG – disponibiliza ao mercado brasileiro o apoio necessário para atender as demandas desse setor. As condições ambientais e operacionais hostis exigem rolamentos robustos, ou seja, produtos de alta qualidade que garantam confiabilidade.

Além dos rolamentos tradicionais, a linha de produtos e soluções voltada à mineração tem a capacidade de suprir equipamentos específicos, como correias transportadoras e retomadoras de minérios. Da mesma forma, estão no portfólio rolamentos especiais do tipo bipartido, rolamentos autocompensadores vedados e alguns tipos de revestimento, que minimizam atrito e dão uma sobrevida ao rolamento. Também estão presentes na gama de produtos as graxas e mancais especiais, os sistemas de lubrificação e os sistemas de monitoramento de condição já alinhados com a Indústria 4.0.

"A Schaeffler tem se firmado como um parceiro renomado na oferta de soluções para a indústria da mineração. Nesse setor, produtos de alta qualidade e com durabilidade comprovada se traduzem em produtividade. Aliada a isso está a excelência da assistência técnica no desenvolvimento e na aplicação dos produtos", afirma Antonio de Campos Junior, Chefe de Serviços Técnicos de Distribuição Industrial Schaeffler Brasil.

A expertise da equipe de engenharia no desenvolvimento de novos projetos e na melhoria de equipamentos em uso destaca-se como um diferencial. Com o auxílio de softwares de cálculos como o BearinX – desenvolvido pela Schaeffler, é possível analisar rolamentos em sistemas completos de transmissão e eixos e gerar soluções inovadoras.

Um exemplo importante de personalização do trabalho pode ser visto no desenvolvimento de rolamentos específicos para algumas aplicações, caso da retomadora de minério, ou Bucket Wheel. Os rolamentos bipartidos desenvolvidos exclusivamente para essa aplicação possuem mais de 1 metro de diâmetro e são fáceis de trocar, evitando perda de tempo com manutenção.

A lubrificação também é ponto de atenção para muitos clientes e deve atender aos requisitos de cada um deles, seja porque operam em condições adversas ou pela estrutura das máquinas, como no caso de correias transportadoras com mais de 5 km. Nessas circunstâncias, é imprescindível um sistema de lubrificação automática confiável que possa evitar uma parada inesperada do equipamento.

“O setor de mineração é um dos mais importantes da economia, não só do Brasil como de toda a América do Sul. Em razão disso, a Schaeffler oferece uma vasta gama de produtos e serviços, propiciando aos clientes soluções customizadas que vão desde a substituição completa de rolamentos até a repotencialização dos mesmos, como alternativa econômica”, completa Fernando Bataglin, Gerente de Vendas Industrial Schaeffler Brasil e Argentina.

Partilhar página

A Schaeffler aplica os cookies para garantir o melhor uso possível. Ao usar este b site você estará concordando com a aplicação destes cookies. Mais informações

Aceitar