Procurar termo

Schaeffler estimula reflexão interna sobre percepção de qualidade

Schaeffler estimula reflexão interna sobre percepção de qualidade

20-06-2022 | Sorocaba

Sobressair-se no mercado pela qualidade inquestionável de seus produtos é difícil. Manter, ao longo dos anos, essa característica, mais ainda. Não à toa a Schaeffler, fornecedora líder global dos setores automotivo e industrial, é reconhecida pela performance, rentabilidade e confiabilidade operacional de seus produtos. O tema qualidade está na pauta da empresa em todos os níveis hierárquicos e de forma contínua. Em junho, a Schaeffler Brasil realizou a "Semana da Qualidade – Viagem no Tempo" organizada por Eduardo Sbizera, Técnico de Qualidade Schaeffler, para estimular seus colaboradores a se colocarem na posição de consumidores e refletirem sobre a evolução da percepção da qualidade através dos anos.

Para envolver toda a equipe na reflexão sobre qualidade, a Schaeffler lançou mão de uma série de vídeos curtos que proporcionaram uma verdadeira viagem no tempo, dos anos 1970 até os dias atuais. Após apresentar o que marcou cada época, os materiais traziam a percepção de qualidade. Na década de 1970, qualidade era sinônimo de durabilidade. Na de 1980, melhor preço ao consumidor; na década de 1990, popularidade. Nos anos 2000 até o presente, qualidade esteve intimamente ligada ao conceito de sustentabilidade. Atualmente – e a tendência é que se intensifique nos próximos anos - qualidade é percebida como personalização. É a individualização do produto, do serviço, do atendimento.

Ao final de cada vídeo, com objetivo de funcionar como uma verdadeira provocação e lembrando que todos são clientes de alguma forma, ficava a pergunta para ser respondida pelos colaboradores: “E para você, o que é qualidade?” Assim, a Semana de Qualidade da Schaeffler levantou uma reflexão importante em cada um de seus colaboradores, que puderam participar de um concurso cultural. O autor da melhor frase e participantes sorteados foram premiados.

A história mostra que as percepções de mundo mudam, como vem ocorrendo com o conceito de qualidade, bem exemplificado na série de vídeos da Semana da Qualidade. “Para seguir produzindo soluções automotivas e industriais inovadoras, com máxima qualidade e zero defeito, é necessário estar em constante evolução. É preciso entender tendências do mercado e as necessidades atuais e futuras dos clientes para se antecipar. Quando propomos uma reflexão como essa sobre qualidade, é isso que buscamos envolvendo toda a equipe”, afirma Pedro Insua, Gerente de Qualidade da Schaeffler.

Partilhar página

A Schaeffler aplica os cookies para garantir o melhor uso possível. Ao usar este b site você estará concordando com a aplicação destes cookies. Mais informações

Aceitar