Procurar termo

Schaeffler e Facens, juntas com foco na inovação

Já pensou em unir conhecimento técnico e a experiência de mercado com a vontade de aprender e criar? Pois é, foi assim que a parceria da Schaeffler com a Faculdade Facens começou.

Schaeffler e Facens, juntas com foco na inovação

Com o objetivo de estimular a aprendizagem entre os alunos da Facens, no mês de julho a Schaeffler ofereceu um curso de férias para os alunos cujo tema era “Futuro da Mobilidade: Desafios e Oportunidades” que foi um verdadeiro sucesso! A iniciativa contou com a participação de cerca de 100 alunos com palestras dinâmicas abrangendo o tema.

Marcos Zavanella, Presidente & CEO América do Sul da Schaeffler destacou a importância desse trabalho em conjunto dos fabricantes com a universidade: “O mercado hoje solicita das empresas soluções rápidas, práticas, com alto nível de qualidade e com excelente custo-benefício. Para que essa equação seja resolvida, a interação entre empresa e universidade é fundamental. Conhecimento e experiência sempre formam uma parceria vencedora.”, destaca Marcos Zavanella, Presidente & CEO América do Sul.

Desafio da inovação, mãos à obra...

Como parte do projeto de mobilidade com a Facens, após o curso de férias a Schaeffler lançou o Desafio de Inovação Aberta entre os dias 19 de agosto e 1º de setembro, com o objetivo de os alunos colocarem em prática seus conhecimentos e também contribuir com o futuro da inovação.

Com expectativa de inscrições de cerca de 25 pessoas (divididos em 5 grupos), o desafio teve que ser remodelado devido a demanda de procura, foram abertas novas vagas chegando ao total de 35 inscritos, que formaram grupos multidisciplinares com alunos de diversas áreas de engenharia como, mecânica, elétrica, computação, civil, entre outras, promovendo assim integração entre os alunos.

A jornada durou cerca de 12 dias desde o lançamento até a banca final com a premiação dos grupos vencedores. Como parte da jornada, a Schaeffler fez apresentações sobre os produtos fomentando o pioneirismo no desenvolvimento de portfólio para o mercado, também incluiu a participação de um grande frotista da região para falar mais sobre a mobilidade, transportes coletivos e as necessidades desse mercado, além da equipe do FACE (Centro de Empreendedorismo FACENS) na condução dos alunos nessa jornada. “Maravilhoso, foi uma verdadeira aula de conhecimento” destacou um aluno participante.

Através da banca examinadora composta por membros da Schaeffler e da Facens, os vencedores do desafio foram definidos e para complementar a premiação, com o objetivo de fomentar ainda mais o desenvolvimento dos alunos, foi oferecida uma reunião com os com membros da diretoria da Schaeffler, visita às instalações da empresa em Sorocaba e curso técnico em um ambiente exclusivo da empresa, além de brindes.

“Esse foi um desafio que vimos um grande potencial para desenvolvê-lo em parceria com a área acadêmica, considerando alunos de diversas áreas, com o intuito de buscar inovação, pensar “fora da caixa”, diferente do que os especialistas no assunto normalmente pensariam. E posso afirmar que o resultado foi EXCELENTE!”, destaca Thiago Martins, Gerente de Produto R&D Aftermarket Automotivo América do Sul.

Claudio Castro salienta a importância de eventos como esse para promover novas ideias sobre tecnologia: “A inovação aberta tornou-se um eficiente meio para acelerar os avanços tecnológicos, além de integrar a empresa e a academia para a geração de valor para a sociedade. Essa ação em conjunto com os estudantes da FACENS abriu os horizontes para a co-criação e intensificou a inovação colaborativa para a Schaeffler.”, destaca Claudio Castro, Diretor Executivo R&D América do Sul.

Foram dias de muito aprendizados, descobertas e desafios. A Schaeffler se orgulha em compartilhar conhecimentos técnicos e também promover a inovação com foco no futuro.

Partilhar página

A Schaeffler aplica os cookies para garantir o melhor uso possível. Ao usar este b site você estará concordando com a aplicação destes cookies. Mais informações

Aceitar