Procurar termo

Soluções da Schaeffler reduzem consumo e emissão de poluentes em veículos a combustão, híbridos e 100% elétricos

Soluções da Schaeffler reduzem consumo e emissão de poluentes em veículos a combustão, híbridos e 100% elétricos

22-04-2022 | Sorocaba

O conceito de mobilidade do futuro será bastante diferente do que vemos hoje. É consenso que os veículos serão menos poluentes e energicamente mais eficientes, que haverá carros 100% elétricos e autônomos e que teremos mais serviços compartilhados e conectividade digital entre pessoas, veículos e infraestrutura. A Schaeffler, fornecedor líder global dos setores automotivo e industrial, tem um portfólio de produtos e sistemas automotivos amplo para equipar veículos com motores a combustão (modelo que domina as ruas atualmente), híbridos e até os 100% elétricos, com foco na redução de emissão de poluentes e no consumo de energia.

As soluções automotivas da Schaeffler são para o powertrain, ou seja, para sistemas de tração de veículos a combustão, híbridos e elétricos. Para veículos com motor a combustão, um dos produtos disponíveis é o VCP (Variable Camshaft Phasing), que é um variador de fase do eixo de comando de válvulas. Essa tecnologia reduz a emissão de gases poluentes, o que contribui para que modelos que já estão no mercado possam atender às legislações e à necessidade crescente da sociedade por soluções mais sustentáveis.

Visando uma melhor eficiência energética nos veículos a solução é o UniAir, um sistema de gerenciamento de motor com controle de atuação das válvulas do eixo de comando. É uma tecnologia que permite rendimento máximo do motor pois controla de forma ideal a abertura e fechamento das válvulas para cada situação de funcionamento em todas as faixas de rotação. O produto, que a Schaeffler já fornece para o setor automotivo brasileiro, entrega um veículo que emite menos poluente e consome menos combustível.

Para veículos de passeio, a Schaeffler já fornece para o mercado brasileiro o tensionador mecânico do sistema BAS (Belt Alternator Starter), este sistema permite que a função Stop Start seja realizada pelo alternador, que desliga o motor em situações em que não é necessário estar ligado. A vantagem é a eficiência de combustível e a redução de emissão de poluentes.

Para a transmissão automotiva, a Schaeffler dispõe de várias tecnologias. Uma delas é a DCT (Dual Clutch Transmission), uma embreagem dupla com sistema que permite a automatização da transmissão, o que resulta em mais conforto e dirigibilidade e, ao mesmo tempo, aumenta a eficiência do veículo, reduzindo, assim, a emissão de poluentes. Essa solução tem a vantagem de exigir menor espaço de instalação e poder ser utilizado tanto com embreagem a seco quanto nas banhadas em óleo. Outra tecnologia é a DHT (Dedicated Hybrid Transmission), uma transmissão híbrida dedicada com motor elétrico integrado a transmissão destinada a veículos híbridos com integração inteligente do motor elétrico na transmissão trazendo alta eficiência do sistema reduzindo o consumo de combustível.

Também para veículos híbridos e para os 100% elétricos, a Schaeffler fabrica o Eixo Elétrico, que já é uma realidade na Europa e na China. É uma tecnologia integrada composta de sistema de redução, motor elétrico e eletrônica de potência. O diferencial do produto, que se adequa à necessidade de projeto do cliente porque seu design é modular, é sua alta densidade de potência.

Outra tecnologia e-mobility já disponível no exterior é o módulo híbrido P2, destinado a uma ampla variedade de modelos de veículos. Consiste em um motor elétrico e embreagens montados entre o motor a combustão e a transmissão, que permite vários modos de operação: desde totalmente a combustão até puramente elétrico em determinadas situações. Também funciona como auxílio ao motor a combustão e faz a regeneração de energia. É um sistema compacto que possibilita a integração em diversos powertrains.

Com soluções cada vez mais tecnológicas, a Schaeffler não só equipa os veículos já existentes para que sejam mais sustentáveis como desenvolve produtos para o carro do futuro.

Partilhar página

A Schaeffler aplica os cookies para garantir o melhor uso possível. Ao usar este b site você estará concordando com a aplicação destes cookies. Mais informações

Aceitar